Núcleo de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar

O NECIH desenvolve ações que visam manter um ambiente seguro e de qualidade para a assistência hospitalar associado às atividades de vigilância epidemiológica hospitalar e de imunoprofilaxia por meio da Unidade de Imunobiológicos do HT. Portanto nosso programa de epidemiologia e controle de infecção, também agrega atividades preventivas baseada nas imunizações, tanto de profissionais de saúde como de nossos usuários, é um órgão diretamente subordinado a Direção Geral do HT.
O NECIH do HT iniciou suas atividades em janeiro de 1995 e atualmente é composto por:
  • 3 médicos,
  • 3 enfermeiras.
Seguem as principais linhas de atividades executadas:
  1. Atividades de vigilância (Agravos de Notificação, Vigilância de Infecções Hospitalares e Hospital Sentinela de Vigilância de Acidentes e Violências – Ministério da Saúde)
  2. Atividades de capacitação em serviço
  3. Atividades de controle de infecção hospitalar
  4. Atividades de imunização
Ao longo dos anos, sistematicamente o NECIH elabora campanhas de prevenção e materiais educativos, com apoio de vários setores do Hospital como o Centro de Estudos, Corpo Médico, Comunicação Visual, Serviço de Psicologia, Serviço de Enfermagem, Serviço de Saúde do Trabalhador, Serviço Social, entre outros com o objetivo de sensibilizar e conscientizar todo o corpo clínico do Hospital, bem como a comunidade usuária de nossos serviços.
Recomendar esta página via e-mail: